Dedicated to interior and furniture design projects.

ZAHA HADID

Nascida iraquiana com passaporte britânico, aos 53 anos foi escolhida para Prémio Pritzker. Para a história fica como a primeira mulher laureada com o óscar de arquitectura, o primeiro muçulmano a receber o galardão.

Cresceu em Bagdade numa altura em que a cidade se inspirava na escola de arte alemã. Bauhaus e o modernismo eram sinónimos de glamour no Médio Oriente. Começou por estudar matemática na Universidade Americana de Beirute, mais tarde muda-se para Londres e frequenta a Architectural Association School of Architecture, lançando a sua carreira.

Muitas vezes reputada de não convencional, outras tantas polémica como alguns dos seus edifícios. Zaha tem também longa experiência em criações de menor escala produzindo objetos que vão do mobiliário aos sapatos ou jóias.

003_blog_ZHD_Rim A1 Vessel_resized_0.jpg

A marca Zaha Hadid Design é composta por produtos para o lar desenvolvidos pelo seu estúdio. No final de 2014 lançou no Harrods em Londres uma pequena luxuosa coleção que inclui vasos, candelabros e jogo de xadrez, feitos por artesãos europeus. Assina com linhas fluídas, as estruturas de grande escala estão bem representadas nos objetos que desenha, como velas perfumadas alojadas dentro de vasos, baseados em arranha-céus da arquiteta.

 

Category: